Pular para o conteúdo principal

Portfólio

 Conheça o portfólio do autor, onde o leitor pode solicitar uma versão ao autor (cópia original ou preprint). Artigos e preprint's podem ser acessados diretamente em ResearchGate.

 

O portfólio reporta além dos recente trabalhos em Óptica Física e Física da matéria condensada, também diferentes estudos voltados para Climatologia, Agroclimatologia, ensino de Físico e desenvolvimento de materiais paradidáticos voltados para o ensino de Física à cegos, como modelos e protótipos.

A teoria do autor sobre as "Propriedades Relativísticas da Luz na incidência angular" compõe sua Tese de doutorado, defendida em dezembro de 2022. A Tese trata de novas propriedades dinâmicas da Luz na incidência angular e reporta 2(*) dos 5 artigos publicados pelo autor no período de doutoramento, justamente aqueles que reportam as propriedades dinâmicas com efeitos clássicos-relativísticos. Os artigos que transpõe a presente Teoria para o cenário quanto-relativístico não constituem a Tese que ficou centrada nas propriedade dinâmicas.


CARDOSO, Daniel Souza; BORDIN, José Rafael. Relativistic dilation and contraction of the probabilities of quantum states of light at angular incidence. Optik, v. 267, p. 169712, 2022.

 * CARDOSO, Daniel Souza; BORDIN, José Rafael. Classical-relativistic variability of inertia of photon displacement mass in the matter and the specific vacuum temperature. Optik, v. 260, p. 169081, 2022.

 *CARDOSO, Daniel Souza. The relativistic and the hidden momentum of Minkowski and Abraham in relativistic energy wave. Optik, v. 248, p. 168166, 2021.

CARDOSO, Daniel Souza. A natureza do redshift segundo o princípio de conservação da energia mecânica do fóton. Revista Sociedade Científica, v. 4, n. 1, p. 1-21, 2021.

 CARDOSO, Daniel Souza et al. Structural behavior of a two length scale core-softened fluid in two dimensions. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, v. 566, p. 125628, 2021.

 

Outros artigos enquanto autor ou coautor foram publicados recentemente com destaques a exemplos daqueles que constituem a própria base da teoria do autor e entre outros que tratam da temperatura global e apontam uma diferença de 15 graus célsius entre as médias de duas séries históricas de 30 anos na camada polar Norte, reportando suas ações de pesquisa e orientação científica, que podem ser acessados em revistas e repositórios. Saiba mais, acesse as demais obras do autor em ResearchGate.

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Uma transposição inversa entre ciência e pseudociências - Livro de ficção: Os desencontros de Alice e Bob

  Uma transposição inversa entre ciência e pseudociências - Livro de ficção: Os desencontros de Alice e Bob Daniel Souza Cardoso O livro apresenta além de metáforas dos recentes trabalhos do autor, entre outras, trata brevemente do cenário em que o respaldo da teoria quântica é cooptado para o mercado daquelas terapias intituladas quânticas, que por sua vez não possuem reconhecimento científico.  Trata-se de uma obra de ficção, embora possa discutir assuntos relativamente sérios. Uma transposição não comum entre ciência e pseudociência é apresentada na análise de um recomendado detetive. A transposição da ciência para a pseudociência é um processo natural, ao passo que a pseudociência busca falsear algum método científico. Num cenário fictício transcorre a transposição inversa entre pseudociência e ciência. Sinopse A relação de Alice e Bob constitui uma trama de implicações que só podem ser esclarecidas por um detetive com base em suas comunicações. Num cenário pós últim...

O PARADOXO DOS GÊMEOS E O DOPPLER APARENTE RELATIVÍSTICO

O PARADOXO DOS GÊMEOS E O DOPPLER APARENTE RELATIVÍSTICO Daniel Souza Cardoso O Doppler Aparente Relativístico surge na percepção de movimento aparente entre os referenciais da fonte e do observador, se distinguindo dos demais doppler's ao passo que o efeito transcorre com frequência constante, onde fonte e observador estão fixos. No âmbito da incidência angular da luz na transmissão entre dois meios, a percepção de tempo é dilatada ou contraído por: , onde a constante relativística angular: . O fato de que ambos os referenciais podem atribuir uma posição aparente ao outro, e afirmarem que a imagem se deslocou não instantaneamente, pode gerar uma costumeira interpretação errada sobre a relatividade, de se afirmar que se o movimento é relativo ambos teriam as mesmas percepções de tempo neste caso. O Paradoxo dos gêmeos é norteador nesse sentido.  No paradoxo de Einstein, está claro que apenas no referencial de um dos irmãos o tempo passará mais lentamente, justamente daquele que rea...

A luz perde metade de sua energia cinética na transmissão vácuo-ar?

  A luz perde metade de sua energia cinética na transmissão vácuo-ar? Daniel Souza Cardoso No modelo conservativo apresentado o fóton se desloca com frequência constante conservando sua energia em formas de movimento. A energia cinética clássica está associada ao trabalho realizado por agentes externos ou forças associadas à potenciais a exemplo do gravitacional, onde na ausência destes o termo clássico perde representatividade, como discutido por Richard Feynman que as imprecisões surgem a exemplo com a queda do potencial gravitacional quando grandes altitudes são consideradas, ainda no âmbito clássico. Nesta análise, ponderou-se que o fóton se desloca com velocidade constante (v) na ausência de forças dissipativas ou de trabalho para deslocá-lo de um ponto ao outro no meio refringente, e que não há sentido em experimentar uma queda de 50% de sua energia associada ao movimento de translação enquanto se desloca com uma velocidade muito próxima à da luz no vácuo, onde o exemplo mai...